Apresentação
O Fluxo foi oficializado não faz muito tempo junto ao CNPq, porque nos últimos anos, pertencemos ao PPGECT/UFSC. No entanto, trabalhamos com um programa de pesquisas que já tem várias décadas e se iniciou em outras universidades. Você poderá conhecer um pouco lendo nosso capítulo deste livro publicado pelo PPGECT em 2018, disponível gratuitamente para download. Conheça um pouco do grupo neste post e siga-nos no instagram @fluxo.ufsc ou entre em contato conosco por fluxo.ufsc@gmail.com
Nossos estudos, disciplinas que temos oferecido, e pesquisas que temos realizado, buscam articular elementos de epistemologia com elementos de linguagens e textos. Sim, as ciências da natureza têm uma dimensão essencialmente empírica, produz seus conhecimentos em laboratórios e trabalhos de campo, lida com dados da realidade, busca construir interpretação sobre a realidade. Mas… não se pode fazer tudo isso sem trocas de ideias, sem comunicação, sem a produção de textos, imagens, sem o uso da linguagem matemática, em alguns casos, como o da Física, por exemplo. E todo esse trabalho que envolve textos, das mais variadas formas e tipos, ligadas às mais variadas atividades sociais e culturais, que extrapolam os laboratórios e chegam ao cinema, à televisão, aos podcasts, às HQs, à literatura, todo esse imenso universo de textos, não só é parte da produção dos conhecimentos, como é atravessado e constitui a própria dimensão social e política da ciência. Social porque conhecimento é algo compartilhado e como compartilhar conhecimentos sem textos. Político porque esse compartilhamento é desigual, nos modos de participação em sua produção e nos modos de acesso ao que foi produzido.
Assim, nosso trabalhos sempre enfocam um conhecimento específico, um objeto de conhecimento das ciências, um conceito, uma teoria, uma lei, mas sempre considerando a forma com que ele está materializado em texto, em linguagem, e como essa materialização o faz circular.
Assim, prestamos atenção analítica às formas dos textos, sejam artigos científicos, sejam livros e revistas de divulgação científica, sejam imagens fixas, ou postas em movimento pela linguagem audiovisual do cinema, das séries, dos vídeos.
Assim, nos interessamos e trabalhamos com a História das Ciências, seus “originais” produzidos por cientistas, ou os textos de divulgação científica ou textos didáticos, tanto quanto nos interessamos pelas produções atuais e contemporâneas presentes na nossa cultura hoje e que de alguma forma participam da circulação social e política dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Entre no nosso site e conheça nossos trabalhos, teses e dissertações, artigos, o que temos lido e discutido sobre Educação em Ciências, escola, linguagens e epistemologias, cultura científica, política dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
Em breve… estaremos socializando nossos trabalhos nas redes sociais num canal do Youtube e em outros meios e plataformas. Aguardem… divulgaremos por aqui.