Projetos de pesquisa

Em andamento

2018 – Atual – AS FORMAS DISCURSIVAS DE OBJETOS DE CIÊNCIA
Descrição: Estudos da ciência nas últimas décadas, de maneira interdisciplinar, articulando aspectos culturais, contextuais, sociais, materiais, linguísticos, literários, históricos e epistemológicos, têm dado visibilidade à dimensão simbólico-textual que constitui a produção, circulação e textualização de conhecimentos científicos. A compreensão dessa dimensão também tem tido contribuição de estudos literários da ciência, retóricos, discursivos, bem como os da comunicação científica. A partir da articulação de estudos desses campos com estudos da epistemologia, pretende-se investigar as formas discursivas dos objetos de ciência. Trata-se de caracterizar conhecimentos científicos específicos, particularmente da física, e, principalmente, os objetos que esses conhecimentos produzem, em sua dimensão discursiva, sem, no entanto, esquecer sua dimensão epistemológica. Este trabalho dialoga com e articula trabalhos de orientação em andamento desenvolvidos pelo grupo FLUXO (CNPq). Pretende-se contribuir para compreender conexões da física com diversas outras produções culturais contemporâneas, visando contribuir para potencializar a produção de práticas culturalmente engajadas na educação em ciências.

2016 – Atual – CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA COM FOCO NA LUZ: A DIVERSIDADE DE TEXTUALIZAÇÕES
Descrição: Por meio de objetos digitais e blogs inicialmente destinados a crianças e jovens de 7 a 10 anos de idade, propiciar visibilidade da multiplicidade de formas de textualização da física sobre o tema ?Luz? que circulam numa sociedade como a nossa e, a partir dessa multiplicidade de textos e versões, produzir diferenças sobre sentidos hegemônicos que circulam distanciando-se do discurso (sentidos) da física propriamente ditos sobre essa temática.

Concluídos

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com