O grupo
O “FLUXO: Circulação e textualização da ciência e educação científica” é um grupo de pesquisa que tem produzido análises sobre como os conhecimentos científico-tecnologicos, materializados em diversas formas textuais (verbais, imagéticas, audiovisuais, matemática, artísticas, performativas), o que chamamos de textualização, circulam na sociedade considerando aspectos epistemológicos, culturais, discursivos e históricos. Toma como base as relações constitutivas entre discursos e epistemologia. Estudos da divulgação científica. Estuda as implicações na educação em ciências da natureza das análises das diferentes textualizações que a fazem circular. Analisa circulações que extrapolam os domínios científicos paradigmáticos para, sem perderem conexões com a produção da ciência, se desdobrarem em outras formas de produção cultural, como as artísticas. Estudo da relação de professores e futuros professores com as diversas textualizações do conhecimento científico. Produz e estuda situações de educação básica e formação de professores que consideram os processos de circulação e textualização.