“Divulgação científica: extensão ou comunicação?”
O prof. Luis Paulo Piassi, da USP-EACH, esteve numa live conosco em 04/11/2020, falando sobre divulgação científica, comunicação científica, educação como direito humano. O seminário, e as ótimas questões colocadas que propiciaram uma rica conversa, estão no nosso canal do Youtube.
Luis Piassi instigou-nos a repensar a noção de divulgação científica compreendida como via de mão única, ressaltando as dimensões culturais e políticas das posições e dos lugares envolvidos e silenciados na comunicação das ciências. Interessante, como destaque, as articulações que ele teceu entre o pensamento de Paulo Freire e o de Grada Kilomba. @s participantes no chat no canal, ou na nossa sala do meet-google, formularam questões não menos instigantes, gerando uma ótima conversa.
Lembramos as relações do debate desta live, de um lado, com o seminário da Claudia Fioresi, pensando a divulgação científica a partir da noção de ciência popular de Ludwik Fleck em diálogo com autores do campo dos estudos em comunicação científica e, de outro, com as articulações entre epistemologia e linguagem tecidas no seminário da Joselaine Setlik. Ambos estão também no nosso canal, que continua aberto a comentários, questões, fazendo circular esse debate sobre ciências e culturas, epistemologias e linguagens.