Ensaios
Nas últimas décadas avolumaram-se as pesquisas no campo da Educação em Ciências preocupadas com a questão da leitura pelos estudantes (da educação básica ou superior). Essas pesquisas enfocam fundamentalmente os estudantes como sujeitos que, nas práticas educacionais, lidam, inevitavelmente com objetos textuais, objetos simbólicos, sejam verbais, imagéticos ou mesmo matemáticos. Também enfocam as leituras dos formadores de professores e dos professores da educação básica em seu papel de agentes de mediação de leituras.
Quais as relações entre textos e sujeitos? O enfoque nos textos é outra maneira de pensar a questão dos sujeitos na relação com o conhecimento e com o mundo mediada pelo conhecimento científico.
Se tivesse que resumir em poucas palavras o que temos feito no grupo, eu diria que falamos de textos. De textos que, de alguma maneira, remetem à ciência, e particularmente à física, dada a formação, pelo menos atual, dos membros do grupo. Textos teatrais, literatura, prosa e poesia, ficção científica, textos audiovisuais (cinema, documentários, vídeos jornalísticos, canais do youtube), textos escritos por cientistas ou não, textos imagéticos, textos filosóficos, textos matemáticos, textos que em geral denominamos de divulgação científica.